quarta-feira, 23 de março de 2011

A educação dos nossos filhos

Os pais devem controlar a educação dos filhos para que eles sintam a confiança necessária para a partilha das boas e más experiências. As crianças são pequenos rebentos que para se tornarem frontosas árvores precisam de ser estacadas e direccionadas senão crescem tortas. Todos sabemos que se as árvores crescem tortas dificilmente as conseguimos mudar. As crianças precisam de regras e sentem-se seguras se as têm.
Lembro-me de um dia ser acordada pela minha princesa, que se encontrava muito aflita. Devia ter uns cinco anitos. Após um longo abraço, disse a soluçar: "Mamã, tive uma pesadelo horrível. Deixavas-me fazer tudo o que eu queria e eu só fiz disparates." Nunca soube quais tinham sido os disparates pois adormeceu ao meu lado e no dia seguinte não se lembrava dos promenores. 
Este episódio fez-me pensar e valorizar ainda mais a instituição das regras. Os miúdos precisam de ouvir "não" e apesar de pudermos desencadiar uma birra e ser muito mais fácil não o dizer, os frutos da nossa acção aparecem mais tarde. Estámos a prepará-los para a vida e este é o nosso maior legado. O amor nunca é demais mas amar não é dizer sim a tudo.

Sem comentários:

Enviar um comentário